6 de junho de 2017 em Cuidados, Dicas, Roteiros, Turismo
396

Montando o roteiro de viagem perfeito

Le Jardin Caldas Novas

Montar os planos de uma viagem não é uma tarefa fácil e depende de muita pesquisa para dar certo. Além da pesquisa você vai precisar definir qual o destino, quanto de dinheiro terá para essa viagem e os lugares que quer visitar.

O roteiro não precisa ser seguido tão à risca, ele serve mais como um guia. Na viagem você pode acabar conhecendo outros lugares interessantes e desviar um pouco o rumo do plano.

Se for viajar sozinho, monte o roteiro perfeito para você. Agora se for com mais pessoas, saiba dividir as ideias e escolher passeios para agradar todo mundo.

 

Escolhendo o destino perfeito

 

Dica do Destino Perfeito #1 – Perfil do viajante

 Foto: Thought Catalog

Cada perfil de viajante costuma viajar para diferentes lugares

 

O ponto principal a ser analisado na hora de começar a montar o seu plano de viagem. Você gosta mais de frio ou calor? Gosta de mar ou cachoeiras? Gosta de compras? Gosta da vida noturna ou dos passeios diurnos?

Respondendo essas perguntas já dá para ter uma ideia do seu perfil como viajante. Assim você pode afunilar bastante a sua pesquisa por destinos. Selecione cinco lugares e faça uma lista de prós e contras de cada um.

Escolha o lugar com mais prós e que encaixe melhor nas suas escolhas.

 

Dica do Destino Perfeito #2 – Tempo para viajar

 Foto: Nath Travel

Saber quantos dias disponíveis para viagem é essencial para criação do roteiro

 

A duração da viagem faz uma diferença grande na hora de montar o roteiro perfeito. Se for uma viagem curta, é melhor escolher o destino dentro do Brasil mesmo para conseguir aproveitar melhor os dias.

Se tiver de 15 a 20 dias livres já pode pensar em atravessar o oceano para outros continentes. Você deve considerar esse quesito, pois as passagens para outros países são mais caras. Então para compensar esse custo é bom você passar pelo menos 15 dias viajando.

 

Dica do Destino Perfeito #3 – Época do ano

 Foto: Acrobata das Letras

Uma amostra de como fica uma cidade européia durante o outono

 

A época e estação do ano são importantes para definir os passeios e as cidades a serem visitadas. Isso porque o inverno de alguns lugares como Nova York é mais rigoroso, tem bastante neve e alguns passeios ficam indisponíveis.

Então pense bem na data da viagem e veja se ela encaixa nos passeios de seu interesse.

 

Dica do Destino Perfeito #4 – Orçamento

 Foto: Phil Property Expert

Faça os cálculos dos gastos com viagem mais de uma vez para não ter erros

 

Saber quanto de dinheiro você terá para viajar pode influenciar em várias decisões, incluindo a quantidade de dias e o destino. Se tiver com uma verba mais robusta, você pode pensar em passar mais dias ou viajar para algum lugar mais longe.

Com uma verba menor, você pode ir para uma cidade mais perto e aproveitar para passar mais dias. Para entender mais sobre planejamento financeiro de viagem confira o post já publicado aqui no blog.

 

Dica do Destino Perfeito #5 – Facilidade com outros idiomas

 Foto: Oxford Dictionaries

Saber conversar em diferentes idiomas pode ampliar as opções de escolha de viagem

 

Saber outros idiomas pode ser um facilitador muito grande em suas viagens. Isso aumenta a gama de lugares a serem escolhidos.

Você pode usar essa qualidade para pesquisar em sites que não sejam só em português e encontrar dicas diferentes.

 

Estudando o destino perfeito

 

Dica de Estudo #1 – Guias turísticos

 Foto: The Counter Intuitive

Leia mais de um guia para ter visões diferentes sobre o destino escolhido

 

Essa é a parte mais divertida da montagem do roteiro perfeito. Estudar os guias e escolher os passeios já vai te levando para o lugar de interesse e te deixando mais à vontade.

Você também precisa estudar o mapa para saber as distâncias do seu hotel até os passeios e as estações de metrô e trem.

Aproveite para entender como os transportes públicos funcionam e os horários das lojas e bares, se for do seu interesse.

 

Dica de Estudo #2 – Televisão e canais do YouTube

 Foto: Yanka Vaz

O bom do Youtube é que dá para assistir de qualquer lugar com internet

 

Alguns programas como o Lugar Incomum (Multishow – Didi Wagner) e Pedro pelo Mundo (GNT – Pedro Andrade – Manhattan Conection) mostram os lugares mais divertidos e contam bastante sobre a realidade e cultura local.

Você pode procurar por vlogueiros e seus canais no YouTube para descobrir mais sobre viagens. Coloque viagem na barra de busca e se divirta por bastante tempo.

O canal “3 por 3” faz pequenos vídeos e tem um conteúdo bem interessante.

 

Dica de Estudo #3 – Legislação do destino

 Foto: Library of Congress

Leia com atenção sobre as leis e direitos do lugar que irá visitar

 

Fique muito esperto com essa dica. Cada país tem suas leis e regras. Então estude bem a legislação dos lugares que for visitar para saber quais costumes são liberados e quais não são.

Seus costumes podem ser bem diferentes de seu destino. Respeite a legislação do lugar e fique longe de problemas. Ninguém quer perder uma viagem inteira por cometer um vacilo com as leis.

 

Montando o roteiro perfeito

 

Dica de Montagem #1 – Selecione os dias/lugar

Foto: Hi Platina

Escolha um lugar onde você ficará à vontade e conseguirá aproveitar todos os dias

 

Escolheu o destino da viagem? Agora escolha a quantidade de dias. Se for visitar mais do que uma cidade, saiba quantos dias vai passar em cada uma. Essas informações são essenciais para poder reservar os hotéis e as passagens.

Calcule os gastos com locomoção dentro da cidade. Pesquise os preços das passagens de ônibus, metrô e trem para saber quanto gastará por dia com gastos fixos.

Dê preferência por hotéis e hostels com café da manhã incluso na diária. Será um dinheiro a menos para gastar.

 

Dica de Montagem #2 – Selecione os passeios

 Foto: Wikipedia

Você pode escolher por passeios mais alternativos ou apostar nos mais populares

 

Vai sozinho? Então pode escolher somente os lugares e passeios que mais gosta. Vai viajar acompanhado? Entre em um consenso e escolha lugares que todos possam aproveitar e se divertirem.

Selecione passeios para serem feitos em conjunto e alguns para fazer separados também, para terem histórias para contarem um ao outro. Pesquise bastante, porque existem passeios gratuitos que podem ser bem interessantes.

Museus são sempre uma ótima ideia. É uma chance de conhecer mais sobre a história de cada lugar.

 

Dica de Montagem #3 – Gasto diário máximo

 Foto: Dulich Dai Duong

Divida sua verba para não faltar dinheiro em nenhum dos dias da viagem

 

Calcule quanto dinheiro terá disponível para viajar. Depois disso comece a fazer os cálculos de quanto poderá gastar por dia para não exceder os seus limites e ainda sim ter uma viagem tranquila e confortável.

Claro que de vez em quando pode acabar rolando um exagero em uma lojinha cheia de lembranças incríveis. O ideal é regular um pouco no próximo dia e procurar passeios gratuitos para equilibrar seu planejamento.

 

Dica de Montagem #4 – Dias livres

Foto: Kate PH 

Aproveite alguns dias de viagem para descansar o corpo e a mente

 

O roteiro normalmente engloba todos os dias de viagem. Mas não precisa ser tão engessado assim. Você pode selecionar pelo menos três dias para ficar com a agenda livre.

Normalmente as pessoas viajam para descansar e tirar um tempo livre dos compromissos. Então tenha dias de descanso e faça o que for dando vontade. Sem hora pra acordar e nem para voltar para o hotel.

 

Mas nossa dica principal é: se divirta o máximo que conseguir. Saia da rotina, faça algo que nunca fez e deixe o medo e as preocupações para trás. Boa viagem e boa diversão.

Se precisar tirar qualquer dúvida ou quiser dar sugestões é só deixar seu comentário abaixo. Teremos o maior prazer em respondê-los.

Que tal fazer o download do nosso Guia Turístico de Caldas Novas? É só acessar o link abaixo e fazer o seu cadastro.

 

 

Com informações de Volto Logo, Vou na Janela, Viaje na Imagem, 360 Meridianos e Dicas Cidade

Posts relacionados

2017 © HPO Adminstradora de Clubes e Hoteis LTDA – 33.324.195/0002-65

Desenvolvido por