24 de julho de 2017 em Dicas, Diversão, Roteiros, Turismo
306

5 bibliotecas incríveis que vão despertar o nerd em você

Alisson Borges

Não há o que discutir. Se você viaja motivado pela possibilidade de adquirir a maior quantidade de cultura possível por onde passa, não existe melhor jeito de fazer isso do que visitando bibliotecas ao redor do mundo. Não é mesmo?

Piadas ruins à parte, apesar de acumularem informações de várias partes do globo – e não apenas da região onde estão localizadas – essas edificações podem servir perfeitamente como vitrines permanentes de história de um lugar. Tudo graças à sua arquitetura.

Pensando nesse fator, trago a você uma seleção de 5 bibliotecas icônicas ao redor do mundo. Já adianto que fazer essa escolha não foi tarefa fácil, então pode apostar que voltarei a falar disso muito em breve. Mas por enquanto, divirta-se com essa compilação.

Klementinum – Praga, República Tcheca

Fonte: Bibliotech

Um patrimônio que precisa ser preservado para sempre

 

Que tal começarmos com, simplesmente, uma das bibliotecas mais bonitas do mundo? Se você estiver em Praga, o Clementinum ou Klementinum é um vasto complexo de prédios que acomoda a Biblioteca Nacional de República Tcheca.

O lugar é reconhecido pela UNESCO desde 2005, como uma Memória do Mundo, ou seja, uma estrutura que merece preservação absoluta por tempo indeterminado. Se algum dia você tiver a sorte de conhecer o lugar por dentro, vai entender o porquê disso.

A coleção de livros, que hoje gira em torno de 20 mil volumes, é protegida por salas decoradas ao estilo barroco do século XVII, onde os tetos são cobertos por incríveis afrescos de Jan Hiebl, exaltando a ciência e a arte.

Slotsholmen – Copenhagen, Dinamarca

Fonte: Hipwee

Um exemplo de biblioteca com arquitetura futurista

 

A opção seguinte não chega a ser uma biblioteca por si só, mais é tão incrível que merece seu lugar nessa lista. Eu explico. O Slotsholmen, é uma estrutura enorme que fica no porto de Copenhagen e faz parte da rede de prédios espalhados pela capital que forma a colossal Biblioteca Real da Dinamarca.

Após a reforma que acorreu em 1999 a biblioteca, que já era grande, adquiriu um anexo gigante com acabamento externo todo feito de mármore negro e vidro. A arquitetura futurista salta aos olhos de todo forasteiro que passa pela região, e não é pra menos. Cada peça de mármore foi extraída no Zimbábue, e cortada na Itália, para então ser aplicada na construção.

Quem visita o local, além de ter acesso ao acervo de mais de 6 milhões de livros, poderá ainda aproveitar da sala de concertos, galerias de arte e restaurante que ficam dentro do Diamante Negro, que é como foi batizado o novo complexo.

British Library – Londres, Reino Unido

Fonte: Caçadores de Bibliotecas

Alguns dos documentos mais importantes da humanidade são guardados aqui

 

Falando em diamantes, permita-me apresentar um lugar que realmente guarda algumas das joias mais preciosas da humanidade. Quer saber que joias seriam essas?

Na Biblioteca de Londres estão arquivadas preciosidades como a Magna Carta, documento escrito 1215 que representou um dos primeiros passos rumo ao constitucionalismo. Também estão guardados lá um caderno com anotações de Leonardo da Vinci e manuscritos de várias músicas dos Beatles.

Como se não bastasse a importância de alguns artigos, o acervo total da biblioteca é de mais de 150 milhões de itens. Se você escolher 5 documentos para ler todos os dias, levaria “apenas” 80 mil anos para ler a coleção completa.

Biblioteca da Universidade Musashino – Tokyo, Japão

Fonte: Divisare

Um lugar intrigante e encantador

 

Depois de citar ambientes com séculos de história pra contar, trago uma biblioteca que é praticamente um bebê. Foi inaugurada a apenas 6 anos, mas já chama a atenção do mundo inteiro pela ideia criativa por trás de sua realização.

A proposta do arquiteto Sou Fujimoto, para construção da Biblioteca da Universidade de Artes Musashino, era entregar um espaço que facilitasse a pesquisa de artigos e o tráfego dos estudantes.

O resultado foi um ambiente que lembra um relógio, onde cada número representa uma categoria de livro. O sistema em espiral é organizado pelas próprias prateleiras, que substituem as paredes do prédio. Isso facilita o uso da biblioteca e ao mesmo tempo incentiva novos usuários a conhecer cada parte dela.

Stadtbibliothek Stuttgart – Estugarda, Alemanha

Fonte: Bearbooks

O prédio com arquitetura mais conceitual da lista

 

E pra fechar a lista, vem aí mais um exemplo de biblioteca com design inusitado, mas que enche os olhos de todos os seus visitantes. Esse lugar foi concebido para marcar a mudança de mentalidade da sociedade alemã.

A ideia era se desprender do passado. Se antes havia uma igreja ou palácio marcando o centro de uma cidade na Europa, agora haveria uma biblioteca. Que melhor forma de valorizar o desenvolvimento do indivíduo, senão por meio da busca pelo conhecimento?

Foi criada então essa estrutura no meio de Estugarda, um cubo com acesso pelos quatro lados que tocam o chão. A biblioteca toda possui um complexo sistema de iluminação que proporciona um show de luzes para quem está de fora do prédio.
Gostou da lista? Aposto que ficou com vontade de visitar pelo menos uma delas, não é? Fale o que achou na sessão de comentários e fique ligado no blog para não perder nenhuma lista. Até lá, boa viagem!

Que tal fazer o download do nosso Guia Definitivo para o Evento Perfeito para poder produzir os melhores e mais organizados eventos? É só acessar o link abaixo e fazer o seu cadastro.

Com informações de Travel and Leisure, The Best Colleges, The Telegraph, Business Insider, The Writers Academy, Wikipedia, Galileu, Klementinum.com, TripAdvisor, Super Interessante, Architravel e Arcdaily.

 

Posts relacionados

2017 © HPO Adminstradora de Clubes e Hoteis LTDA – 33.324.195/0002-65

Desenvolvido por