27 de novembro de 2017 em Culinária, Dicas, Diversão, Turismo
372

5 comidas típicas para se apaixonar por Goiás

Alisson Borges

Viajar é uma experiência incrível, por inúmeros motivos. Podemos ser impactados por vários aspectos de um lugar recém-descoberto, incluindo sua língua, sua arte e os costumes de seu povo, mas existe um fator que se destaca dentre os demais: A gastronomia.

A gastronomia de um lugar é uma das formas mais expressivas da identidade cultural, o que torna sua disseminação um fenômeno espantosamente rápido e prazeroso.

Confira: Dicas de roteiros para conhecer Goiás

Hoje te convidamos a conhecer um pouco mais da cultura goiana por meio de seus pratos mais populares e fascinantes. Caso tenha provado algum deles, é bem provável que isso lhe traga boas memórias de forma instantânea. E, caso não tenha, vai, certamente, despertar sua curiosidade para descobrir seus sabores únicos.

Sem mais delongas, boa lista e bom apetite.

 

Empadão Goiano

 Fonte: O Popular

O prato é icônico e ao mesmo tempo versátil

 

Começamos a compilação com um dos carros-chefes da cozinha do centro- oeste. O prato é icônico e ao mesmo tempo versátil, o que permite uma variedade de sabores. A mais tradicional é composta de frango desfiado, azeitona, pedacinhos de linguiça caseira e guariroba.

Algumas pessoas podem olhar para essa descrição e, erroneamente, declarar que o empadão goiano não passa de uma imitação regional da já estabelecida torta de frango, que existe no país inteiro. Mas não é bem assim.

Em sua próxima visita ao estado de Goiás, certifique-se de pedir um tradicional empadão goiano e você verá, de forma bastante prazerosa, a nítida diferença entre os pratos.

 

Galinhada

  Fonte:  O Piqui

Na galinhada goiana, além do arroz com frango, é adicionado à mistura cubos de tomate, grãos de milho e cebolinha

 

Talvez sua real origem tenha sido em algum campo militar chinês, onde os soldados imperiais, com opções limitadas de guarnições e complementos, decidiram misturar pedaços de carne de frango junto à panela de arroz.

Tudo que temos por certo, entretanto, é que em Goiás esse prato atingiu sua melhor composição. Ganhando um nome igualmente digno: Galinhada.

Na galinhada goiana, além do arroz com frango, é adicionado à mistura cubos de tomate, grãos de milho e cebolinha. Dependendo de quão acostumado for seu paladar, pode adicionar algumas lascas de guariroba e também de pequi, a fruta mais polémica dessa terra.

 

Biscoito de Queijo

  Fonte:  Jornal O Guaíra

Uma ótima opção para o café da tarde

 

Voltando para a hora do lanche, encontramos outra polêmica, quando o assunto gira em torno de quitutes feitos com queijo. Acreditamos que a autoria de todos eles deve ser dada aos nossos vizinhos mineiros.

Afinal de contas, se eles criaram o pão de queijo, o nascimento do biscoito de queijo deveria ser uma consequência natural e esperada. Certo?

Enquanto esse mistério não se resolve, que tal matar sua fome, da tarde, com algumas dessas peças crocantes por fora, e com o recheio que se esfarela ao toque, acompanhadas de um bom copo de café?

 

X-Tudo de Pit Dog

  Fonte: Mr. Cabeça

O prato serve bem a todos os gostos e ocasiões

 

Sair de uma balada goiana, e não passar em um Pit Dog, é encerrar a noite de forma incompleta.

A fachada da lanchonete pode mudar, e o tempero do lanche pode variar de ponto para ponto, mas o prazer de sentar em um banco de plástico e saciar seu apetite, é único e inesquecível.

Claro, nada te impede de degustar um bom X-Tudo em uma noite de domingo tranquila. O prato serve bem a todos os gostos e ocasiões.

 

Pamonha

 Fonte: Boa Vida Online

Comer uma pamonha goiana é sempre um evento 

 

Ok, não estamos, de forma alguma, afirmando a origem da pamonha como sendo goiana. A iguaria pode ser encontrada no país inteiro e, com os mais diversos sabores.

É no estado de Goiás, porém, onde você irá encontrar a melhor pamonha da nação. Seja ela doce, salgada, à moda (apimentada e com um pedaço de linguiça) ou com recheio de frango, comer uma pamonha goiana é sempre um evento a parte.

Desfazer a sua embalagem feita de palha é um ritual que, além de preparar nossas papilas gustativas para uma experiência rica de sabor, nos insere nesse costume regional, que tende a se perpetuar graças ao curioso processo de confecção do prato.

Para você: 5 lugares para visitar em Caldas Novas

 

No Suites Le Jardin Caldas Novas você tem à sua disposição o melhor da culinária regional de Goiás, com algumas surpresas de nível internacional. Clique no banner abaixo e confira nossa programação exclusiva de fim de ano.

Com informações de Buenas Dicas, Viagem e Turismo, Curta Mais, Vamos Por Ai, Provenda, Tudo Gostoso e Comidas Típicas.

Posts relacionados

2017 © HPO Adminstradora de Clubes e Hoteis LTDA – 33.324.195/0002-65

Desenvolvido por