30 de novembro de 2017 em Cuidados, Dicas, Especiais, melhor época para viajar, o que levar na viagem, Tecnologia, Turismo, viagem nos feriados
181

Férias de fim de ano: alguns cuidados com o carro antes de cair na estrada

Alisson Borges

Os momentos que antecedem uma viagem de carro sempre despertam sentimentos mistos, não é mesmo? Enquanto as bagagens são colocadas no porta-malas, e as crianças são acomodadas nos devidos acentos, é natural sentir uma mistura de ansiedade e entusiasmo, conforme a hora de partir se aproxima.

Tem gente que adora viajar guiando o próprio veículo, já outras pessoas procuram evitar esse cenário a todo custo. Independente de qual seja a sua preferência, é importante estar preparado, caso a necessidade bata na porta.

Leia também: 5 viagens rápidas em Goiás para fazer no próximo feriado

Afinal de contas, estamos em dezembro, o mês mais festivo do ano. É bem provável que, no meio de todos os convites da Ceia de Natal e convocações para o Réveillon, você e sua família precisem se deslocar para outra cidade a fim de curtir os eventos que marcam o fim de 2017.

Quando isso acontecer, certifique-se de embarcar em um carro que esteja preparado para realizar tal jornada. Criamos uma lista com os principais fatores a serem observados na hora da revisão do seu veículo. Assim, você e sua família poderão partir sem preocupações para uma grata viagem de férias.

Confira: Réveillon 2018 – 5 destinos incríveis para curtir o fim de ano

 

Pneus

 Fonte: CarGurus

Confira a profundidade dos sulcos (ranhuras) em todos os pneus

 

Estepe: Cheque se ele está cheio e em boas condições de uso. Se houver bolhas, substitua-o na hora. É sinal de dano estrutural.

Confira a profundidade dos sulcos (ranhuras) em todos os pneus. As unidades que estiverem prestes a ficarem “carecas” devem ser trocadas também.

Avalie, também, qual a pressão que os pneus devem ter, de acordo com a quantidade de carga (malas e passageiros) que o carro vai comportar.

 

Rodas

Fonte: Raspar

Troque as unidades que apresentarem partes entortadas

 

Procure por amassados em todas as partes de metal das rodas (retire as calotas para ver) e troque as unidades que apresentarem partes entortadas. A deformação provoca pressão nos pneus e fuga de ar, comprometendo a segurança do veículo.

 

Triângulo macaco e chave de roda

Fonte: Salão do Carro

Certifique-se de que o triângulo não está com a haste de apoio quebrada

 

Não basta apenas checar se eles estão no carro, é necessário ver se eles estão funcionando de fato. Por exemplo, certifique-se de que o triângulo não está com a haste de apoio quebrada, caso contrário ele não vai se manter em pé na hora da utilização.

 

Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas

Fonte: Quatro Rodas

Leve o carro para fazer um check-up em sua oficina de confiança

 

Está em alta velocidade e sentiu o volante tremer? Então seu carro está com, pelos menos, uma das rodas desbalanceadas. O carro fica sempre pendendo para um lado da pista? Clássico quadro de direção desalinhada.

Antes de sair da cidade, leve o carro para fazer um check-up em sua oficina de confiança. Faça, mesmo se não notar nenhum dos sintomas citados acima, já que ambos costumam aparecer só quando dirigimos em alta velocidade, coisa comum em viagens interestaduais.

 

Barulhos na suspensão

Em se tratando do funcionamento do carro, rangidos estranhos, batidas secas e outras formas de ruídos nunca podem ser ignoradas. Se tiver a sensação de que há outro “solto” dentro do seu veículo, siga imediatamente à mecânica autorizada mais próxima.

 

Em relação aos fluidos

Fonte: My Car Check

Em uma longa viagem é cobrado do motor um esforço bem maior do que o usual no ciclo urbano

 

Cheque o nível e a validade de todos os fluidos, dentre eles: líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, assim com o nível do combustível no reservatório de partida a frio (se o seu veículo for do tipo flex).

Observe também a condição de todos os filtros e se há vazamentos de qualquer tipo. Em uma longa viagem, é cobrado do motor um esforço bem maior do que o usual no ciclo urbano, e isso pode ocasionar problemas mecânicos que normalmente não aconteceriam no dia-a-dia.

Para você: Onde passar o Natal – 5 lugares perfeitos para celebrar a data

 

Após cuidar de tantos detalhes antes da viagem, nada melhor que ficar em um hotel que já planejou tudo pra você, em matéria de Natal e Ano Novo. Clique no banner abaixo e confira a programação exclusiva que o Suites Le Jardin reservou pra você e sua família.

 

Com informações de Jornal do Carro, Quatro Rodas, G1, Skyscanner e Terra.

Posts relacionados

2017 © HPO Adminstradora de Clubes e Hoteis LTDA – 33.324.195/0002-65

Desenvolvido por