1 de dezembro de 2017 em Dicas, Diversão, Especiais, Eventos, Sem categoria, Turismo
151

Natal ao redor do mundo: 5 costumes que vão te surpreender

Alisson Borges

Falta menos de um mês para essa data tão querida chamada Natal. Em breve, vamos nos reunir com toda a família para celebrar esse aguardado dia, enquanto trocamos presentes e partilhamos um banquete de proporções homéricas.

Quando pensamos sobre a nossa forma de celebrar o dia 25 de dezembro, é normal concluir que o hábito de revestir tudo de vermelho e branco, decorar nossas casas com pinheiros e guirlandas e esperar pela chegada do bom velhinho é o status quo de todas as tradições natalinas ao redor do mundo.

Confira: Réveillon 2018 – 5 destinos incríveis para curtir o fim de ano

Para nossa surpresa, existem inúmeras formas, completamente distintas, para celebrar o Natal. Enquanto alguns países mantêm costumes que lembram os nossos em certos aspectos, há alguns povos cujas tradições seriam dificilmente reconhecidas como rituais natalinos.

A seguir, apresentamos alguns desses costumes que, certamente, vão surpreender você.

Veja: Natal em Caldas Novas – 5 lugares incríveis para aproveitar a data

 

Uma fogueira de espinhos – Iraque

Fonte: Skogman Realty

Forma como as chamas se comportam indica como será o destino da família

 

Esqueça o pinheiro decorado e a troca de presentes. No Iraque, as famílias se reúnem nos quintais de suas casas para contar histórias sobre o nascimento de Jesus (ok, essa parte é parecida com o nosso Natal).

Depois disso, o evento é marcado por uma grande fogueira, e nela são queimadas várias porções de espinhos secos. Dizem que a forma como as chamas se comportam indica como será o destino da família.

A velha Befana – Itália

Fonte: Pinterest

Uma figura sombria que visita os lares italianos no dia 5 de janeiro

 

A forma escolhida pelo povo siciliano para celebrar o Natal tem lá suas semelhanças com o nosso método. Dentre elas, está o fato de os italianos também celebrarem a figura do Papai Noel.

Porem, existe outra personalidade folclórica que faz a sua aparição durante as festividades natalinas. Estamos falando da velha Befana, uma figura sombria que visita os lares italianos no dia 5 de janeiro.

Segundo as lendas, Befana presenteia as crianças comportadas com doces. Para aquelas que se comportaram mal, durante o ano, a velha, com aspecto de bruxa, deixa pedaços de carvão como recompensa.

 

Comida para o alto – Eslováquia

Fonte: Good Gazda

Engana-se quem pensa que a função do prato é alimentar as famílias durante a festividade

 

O costume natalino na Eslováquia envolve uma comida típica, feita de pão, chamada Loksa. Engana-se quem pensa que a função do prato é alimentar as famílias durante a festividade.

O chefe de família é quem prepara o Loksa. Após isso ele simplesmente arremessa a iguaria para cima, fazendo-a grudar no teto. É isso mesmo! A graça do procedimento é torcer para que a massa fique colada ao forro da casa por mais tempo possível.

Segundo a tradição, quanto mais tempo o Loksa ficar pregado no teto, mas rica e bem-sucedida será a família.

 

Escondam suas vassouras! – Noruega

Fonte: AajTak

Se alguém sentir vontade de varrer a casa por lá, terá que esperar até o fim do Natal

 

Com o propósito de impedir que bruxas e espíritos malignos saiam voando pelas cidades, durante a época de Natal, o povo norueguês costuma esconder todas as suas vassouras!

Ou seja, se alguém sentir vontade de varrer a casa por lá, terá que esperar até o fim do Natal.

Em algumas regiões do reino nórdico a superstição é levada tão a sério que é comum que alguns homens disparem suas armas em direção ao céu, com a intenção de espantar todo e qualquer tipo de espírito do mal.

 

Brincando de bater – Áustria

Fonte: Canal Évasion

O povo austríaco vai às ruas, brincando de “punir” uns aos outros com leves pancadas

 

A tradição na Áustria de celebração do Natal está mais para uma versão fora de época do Halloween do que para qualquer outra coisa. Tudo começa no dia 5 de dezembro, quando as pessoas se fantasiam de Krampus, uma figura mitológica que deveria punir as crianças más.

Com máscaras assustadoras nos rostos e varas em mãos, o povo austríaco vai às ruas, brincando de “punir” uns aos outros com leves pancadas.

Para você: Onde passar o Natal – 5 destinos perfeitos para celebrar a data

 

Uma data especial como o Natal merece ser apreciada em um lugar mais que especial. O Suites Le Jardin em Caldas Novas oferece a seus hospedes uma programação exclusiva para as festividades de fim de ano, incluindo entrega de presentes, ceia de Natal e muito mais! Saiba mais clicando no banner abaixo.

 

Com informações de MensagemComAmor, GlobalExchange, MosaLingua, GuiaDosCuriosos, KaplanInternacional e SiteDeCuriosidades.

Posts relacionados

2017 © HPO Adminstradora de Clubes e Hoteis LTDA – 33.324.195/0002-65

Desenvolvido por