11 de dezembro de 2017 em Culinária, Dicas, Diversão, Especiais, Eventos, Turismo
324

Hora da ceia: 5 pratos natalinos para dar a volta ao mundo

Alisson Borges

O Natal é uma ocasião marcada pela troca de presentes, por momentos de confraternização com amigos e familiares, e também pelos famosos banquetes que movimentam a véspera do dia 25/12 – assim como nossos estômagos famintos.

Mas enquanto o cardápio praticado no Brasil está longe de nos causar estranhamento, existem pratos internacionais com a temática natalina que deixariam os mais desavisados um tanto quanto surpresos.

E é com essa seleção de iguarias natalinas tradicionais em certos países que apresentamos mais um artigo aqui no Blog Le Jardin.

Para você: Natal em Caldas Novas: 5 lugares incríveis para aproveitar a data

Grécia: Melomakarona

Fonte: YouTube

Sua massa é feita basicamente com farinha, azeite e mel

 

Sendo um doce que só é visto durante as festividades natalinas e de ano novo, o Melomakarona é um quitute altamente requisitado, não só pelos turistas das terras mediterrâneas, mas também por sua população nativa.

Apesar da fama grandiosa, a composição do prato é bem simples: sua massa é feita basicamente com farinha, azeite e mel. Após sair do forno, as bolinhas podem ser polvilhadas com pedaços de avelã para dar um toque a mais na composição.

Ficou tentado a fazer em casa a sua própria pratada de Melomakarona? É só clicar aqui para encontrar uma receita muito prática de seguir.

Espanha: Cordeiro assado no forno

Fonte: Allrecipes.ru

 Ao colocar o preparado no forno, é preciso esperar uma média de 3 horas

 

O ritual natalino começa antes mesmo do animal chegar às mesas da Espanha. Cada família escolhe e encomenda uma boa peça de cordeiro (quando mais jovem, melhor), para então começar a temperar a carne com muito cuidado.

Na lista de condimentos estão o vinho, as folhas de loureiro, o suco de limão e o azeite. Ao colocar o preparado no forno, é preciso esperar uma média de 3 horas até que os familiares comecem a apontar os narizes para cima, à procura do cheiro suculento que toma conta da casa.

O cordeiro então sai do forno e encontra companhia junto a porções de cebola e batata, no prato de cada parente e amigo que estiver na mesa durante a ceia de Natal.

Confira: Caldas Novas: 5 restaurantes para aproveitar muito gastando pouco

Estados Unidos: Presunto com abacaxi

Fonte: Pinterest

Suculenta carne com um verdadeiro “gosto de Natal”

 

Enquanto o pão de gengibre e o pato recheado representam bons side dishes nas festividades natalinas da terra do Tio Sam, o astro principal do cardápio norte-americano não podia ser outro senão um bom presunto na brasa, acompanhado de fatias de abacaxi.

O toque agridoce deixado pelo suco da fruta, que é assada junto com a peça de presunto, deixa a suculenta carne com um verdadeiro “gosto de Natal”, pelo menos para quem está habituado com essa tradição…

Alemanha: Lebkuchen

Fonte:  NDTV Food

É possível encontrar o doce nos mais diversos formatos e com os mais variados recheios

 

Sabe aquele pão de mel incrível que você devora aos montes, durante o Natal aqui no Brasil? Acredite ou não, ele possui um parente não muito distante do outro lado do Atlântico. Estamos falando do Lebkuchen.

Dividir uma belezinha dessas nas reuniões de fim de ano é um costume muito antigo na Alemanha, datando de períodos próximos à Idade Média.

Hoje, é possível encontrar o doce nos mais diversos formatos e com os mais variados recheios, mas com a consistência da massa bem semelhante ao nosso amado pãozinho de mel.

Polônia: Borscht com pierogi

Fonte: Supreme Pierogies

Uma sopa avermelhada, feita com beterrabas e que é famosa em todos os países do leste europeu

 

Nossa última parada é na Polônia, um país famoso pela sua hospitalidade e tolerância em relação aos povos estrangeiros. Assim como no Brasil, aqui encontramos uma cultura natalina bastante ligada à tradição cristã.

Dentre os pratos servidos na ceia de Natal polaca, temos como destaque o borscht: uma sopa avermelhada, feita com beterrabas e que é famosa em todos os países do leste europeu.

Para quem está achando o cardápio muito simples (Passar a ceia de Natal só tomando sopa?), fique tranquilo. O borscht normalmente é acompanhado de porções generosas de pierogi, um pastelzinho que pode ser recheado com carne, queijo ou batatas.

Leia também: Onde passar o Natal: 5 lugares perfeitos para celebrar o dia

 

Uma ceia de Natal inesquecível espera por você e sua família em Caldas Novas. Clique no banner abaixo e saiba mais sobre a programação especial que o Suites Le Jardin está preparando para tornar o seu Natal ainda mais especial.

Com informações de Sem Medida, Petit Gastro, Exame, Mosa Língua, Correio Gourmand, Comidas e Bebidas, Skill, Culinária no Mundo e Cybercook.

Posts relacionados

2017 © HPO Adminstradora de Clubes e Hoteis LTDA – 33.324.195/0002-65

Desenvolvido por