8 de janeiro de 2018 em Sem categoria
1429

Vai de mochilão? Confira essas dicas para fazer uma viagem tranquila

Alisson Borges

Você sempre imaginou como seria desbravar o mundo por conta própria? Sempre quis viver a experiência de pegar a mochila, jogar roupas e documentos dentro, e partir em uma viagem de autodescobrimento, em meio a paisagens estrangeiras e exóticas? Pois a hora de isso acontecer pode ter chegado!

Uma coisa que devemos ter em mente, entretanto, é que para fazer um primeiro mochilão de sucesso existem certas regras que devem ser respeitadas.

Apenas quando o viajante tiver acumulado muita “bagagem” no assunto (licença trocadilho) é que ele pode sair por aí, ignorando certos passos do preparo e planejamento de sua jornada.

Enquanto o seu caso não se enquadra na situação acima, venha conferir as etapas mais importantes na preparação de um mochilão.

Para você: 5 destinos no Brasil para curtir as férias de janeiro

 

Documentação

Fonte: Carimbo para Disney

Procure deixar tudo em ordem para evitar dor de cabeça

 

Antes de partir, certifique-se que o RG está em boas condições, principalmente para viagens entre países do MERCOSUL.

Passaporte: cheque a validade do documento.

Alguns países só permitem a entrada de turistas que tenham o passaporte com o mínimo de seis meses até o prazo de vencimento.Vacinas: a ONU apresenta uma lista com os países que exigem vacinação de seus visitantes. Confira a lista traduzida

 

Planeje com antecedência

Fonte: Viagem de Moto

Evite imprevistos e tenha uma boa viagem

 

Se for viajar para fora do país, cheque se o destino exige visto dos brasileiros. Acesse a lista aqui.Alguns países da Europa vão além na hora da burocracia. Confira o que é necessário para entrar em cada país membro do Acordo de Schengen.

Clima: não se deixe levar pelo senso comum, procure saber como será a temperatura do lugar que você vai visitar. Isso vai definir que roupas usar enquanto estiver por lá.

Cultura e costumes: pode parecer irrelevante agora, mas ter conhecimento dos tabus de uma sociedade pode lhe poupar de vários embaraços. Fóruns de viagem ajudam muito nessa hora.

 

Roteiro de viagem

Fonte: Seguro Viagem

Pesquisa nunca é demais

 

Reúna o máximo de opiniões e pontos de vista que conseguir encontrar sobre o lugar que vai visitar. A internet está aí para nos ajudar nessa tarefa. Sites como Mochileiros e Mochila Brasil são ótimos lugares para começar.

A compra de passagem é uma das partes que mais atingem o seu orçamento, então é bom planejar com calma e buscar a melhor oferta. Sites como Skyscanner, Momondo e Melhores Destinos são excelentes plataformas para isso.

Faça com antecedência: quanto mais cedo você procurar pelas passagens, pelo menos 2 meses antes de viajar, mais atraentes serão as ofertas.

 

Locomoção

 Fonte: Curta Mais

Cada caso oferece opções de veículos diferentes

 

Caronas: pode ser uma ideia válida se feita com cuidado e senso crítico. No Brasil a prática pode ser vista com estranhamento, mas nos países do hemisfério norte é um costume aceitável e comum. No entanto, evite essa alternativa se estiver viajando sozinho.

Ônibus, metrôs e barcos: se informe na internet como funciona o sistema de transporte das cidades que pretende conhecer. Priorize os veículos que permitem a compra antecipada de passagem ou que tenham um sistema de bilhete único.

Bicicletas: são baratas para alugar e te permitem um contato mais íntimo com os detalhes da cidade, já que com ela você pode acessar mais lugares se comparada aos demais veículos.

 

Hospedagem e alimentação

 Fonte: Awara Diaries

Fique esperto nessas dicas para não gastar mais do que precisa

 

Albergues e hostels: economizar com estadia te permite aproveitar em outras áreas, como pagar por uma refeição ou visitar mais lugares. Sites como Booking, DetectaHotel, HostelWorld e HI Hostel vão te ajudar a escolher o melhor lugar para passar a noite.

Café da manhã: dá pra economizar bastante na viagem quando a estadia oferece café da manhã junto com a diária. Melhor ainda se a cozinha do lugar for liberada para uso dos hóspedes.

Comer em restaurante: fuja dos lugares que são “recomendados” para turistas, pois a chance do preço ser superfaturado é bem alta. Ao invés disso, procure restaurantes frequentados por famílias locais ou, se tiver sorte, consiga um convite para comer na casa de algum amigo nativo.

 

Confira: 5 doces internacionais que você pode fazer na sua casa

 

Viagem de férias é no Le Jardin! Clique no banner abaixo e conheça as vantagens de se hospedar no melhor lugar de Caldas Novas durante o mês de janeiro.

 

Com informações de Mochila Brasil, Embarque na Viagem, eDestinos, Mochilão Trip, Papo de Homem, Vamos Fugir, Volto Logo, Mochilão Barato, Intertour, Mochileiros, e Seu Mochilão.

Posts relacionados

2017 © HPO Adminstradora de Clubes e Hoteis LTDA – 33.324.195/0002-65

Desenvolvido por